John Buyers, oficial dos Estados Unidos, voou com pilotos brasileiros do 1° Grupo de Aviação de Caça

A missa de corpo presente acontece na capela da Base Aérea do Recife às 9 horas de segunda-feira (25/4). À tarde, o sepultamento acontecerá em um cemitério familiar em Maceió (AL).
"Mesmo sem ter sido da Força Aérea Brasileira, o Major John Buyers ajudou a escrever a gloriosa história do 1° Grupo de Aviação de Caça nos seus dias de luta na Itália", afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. "É uma grande perda para o Brasil", completou.
Nascido em Juiz de Fora (MG), mas filho de norte-americanos, John Buyers participou da Segunda Guerra Mundial como militar da Aviação do Exército dos Estados Unidos (USAAF). Por falar português fluentemente, foi designado para atuar como oficial de ligação entre o Comando dos EUA e o 1° Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, entre 1944 e 1945.
Sua função seria apenas burocrática, mas ele foi voluntário para voar 21 missões de combate a bordo de caças P-47 Thunderbolt. Também pilotou um avião B-25 utilizado em missões de apoio. Após o conflito, já no posto de Major, veio morar no Brasil, onde trabalhou como piloto e também na indústria de cana de açúcar.
Agência Força Aérea, por Ten Humberto Leite