18/04/2016

Marinha do Brasil dá as boas-vindas ao Navio Doca Multipropósito (NDM) "Bahia"



Bem-vindo NDM "Bahia"! O Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” partiu no dia 21 de março de Toulon na França e chegou no dia 03 de abril, em Salvador-BA.

Para fortalecer nosso Poder Naval

 

Lançado ao mar em 1998, o NDM “Bahia” foi projetado para transportar tropas, veículos, helicópteros, munição e provisões diretamente a uma área de operações. O navio se destaca pelo espaço disponível para abrigar helicópteros e por agregar à Força Naval brasileira a importante capacidade para carregar e descarregar material, pelo mar ou pelo ar, e operar com embarcações de desembarque em mar aberto, especificações preponderantes para a decisão em transferir o meio para o Brasil. 


Nosso Nome



O nome "Bahia" é uma homenagem ao Estado da Bahia, que possui singular importância para a Marinha por sua posição geográfica mediana em relação ao litoral brasileiro, facilitando o deslocamento e atuação de Forças Navais para o Norte/Nordeste ou para o Sul.

Nosso Navio



O Navio Doca Multipropósito (NDM) “BAHIA” foi adquirido pela Marinha do Brasil (MB), no segundo semestre de 2015, da Marinha Nacional Francesa, onde operava desde o ano de 1998 com o nome “SIROCO”. O NDM “BAHIA” é o sexto navio da MB a ostentar este nome.

 

EMPREGO DO NAVIO

 


O NDM “BAHIA” foi projetado para o transporte e desembarque de tropas, veículos e equipamentos de combate diretamente na área de operações. O navio possui capacidade para carregar e descarregar, pelo mar ou pelo ar, e para operar com embarcações de desembarque em mar aberto, além do horizonte. Desse modo, a incorporação do NDM “BAHIA” reforça a capacidade do Brasil em projetar Poder Naval sobre terra, tarefa executada por meio de operações anfíbias, quando tropas de fuzileiros navais são lançadas do mar sobre uma região litorânea hostil ou potencialmente hostil.

O Navio também contribuirá para o aumento da capacidade da Marinha no controle de áreas afastadas do litoral e do apoio às operações de socorro de instalações no Pré-sal, na defesa das atividades econômicas na nossa “Amazônia Azul”.

Tendo ainda a capacidade de operar como Navio de Comando e Controle de grandes áreas oceânicas e na proteção de plataformas marítimas de petróleo, o NDM “Bahia” contribuirá para o emprego do Poder Naval, na defesa das Águas Jurisdicionais Brasileiras, atuando na garantia dos poderes constitucionais, além de colaborar para a atuação da Marinha em ações sob a égide de organismos internacionais e em apoio à política externa do País. Todas essas possibilidades de emprego estão, no presente, bastante degradadas, em face da postergação do início do Programa de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER), agregada às lacunas operacionais abertas com a baixa do ex-NDD “Rio de Janeiro” e a utilização continuada de meios desatualizados, como o “Ceará”. 




Devido a suas características e capacidades, o NDM “BAHIA” também pode ser empregado nas seguintes tarefas em tempo de paz:
• transportar e desembarcar pessoal e material para adestramento em operações anfíbias;
• transportar pessoal e material, em apoio ao emprego de força, para garantia da lei e da ordem;
• transportar pessoal e material em operações de Manutenção da Paz;
• apoiar a evacuação de brasileiros (nacionais) e de material sob responsabilidade brasileira em outros países acometidos por crises políticas ou sociais graves;
• conduzir e apoiar missões humanitárias;
• conduzir operações de apoio à defesa civil em áreas atingidas por calamidades;
• contribuir para o adestramento e para a formação do pessoal da MB; e
• realizar ações de presença e outras ações que atendam às necessidades da política externa brasileira.


CARACTERÍSTICAS

 

Fonte/Fotos: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário