02/10/2015

Rússia enviou tropas e mais de 50 aviões e helicópteros à Síria


As Forças Armadas da Rússia enviaram à Síria mais de 50 aviões e helicópteros, tropas de infantaria, marinha, paraquedistas e forças especiais, informou o ministério russo da Defesa, citado pela agência Interfax.

Esta é a primeira vez que o governo confirma oficialmente a dimensão do deslocamento militar na Síria, no porto de Tartus, onde a Rússia dispõe de instalações logísticas, e no aeroporto de Latakia, onde construiu nas últimas semanas uma base militar.
A aviação russa executou os primeiros bombardeios na Síria na quarta-feira. Nesta quinta-feira, Moscou anunciou uma segunda onda de ataques.

"O destacamento aéreo que deve realizar ataques na Síria inclui mais de 50 aviões e helicópteros", indicou o general Igor Konachenkov, portav-voz do ministério russo da Defesa.

O oficial militar não especificou quais tipos de aeronaves foram mobilizadas. "Esse destacamento foi implantado no menor tempo possível. Fomos capazes de fazê-lo, uma vez que nossos estoques de equipamentos e munições já estavam em nossas instalações em Tartus", acrescentou o porta-voz.
 
Fontes americanas detalharam à AFP este dispositivo: 4 bombardeiros Su-34, 12 bombardeiros SU-25, 12 aviões de ataque terrestre SU-24, 4 caças Su-30 e vinte helicópteros.

Para garantir a segurança de Tartus e da base aérea perto de Latakia, reduto pró-Assad no noroeste do país, o exército russo também enviou um "batalhão de fuzileiros navais tático com mais recursos", sem especificar o número exato.

Um batalhão do exército russo conta com pelo menos 500 soldados.

A imprensa russa havia mencionado a presença de pelo menos 1.700 soldados. Já fontes americanas evocaram cerca de 2.000 homens.

Além dessas tropas, o dispositivo militar prevê "rotações" com grupos de forças especiais da frota do Mar Negro, bem como paraquedistas da base de Novorossiysk, no sul da Rússia, segundo o ministério da Defesa.

Moscou também indicou que o general Sergei Kouralenko foi enviado a Bagdá, para trabalhar no centro de informações militares criado pela Rússia, Irã e o Iraque.

Fonte: AFP

2 comentários:

  1. esse comtigente de 50 aviões e helicópteros são o suficiente para destruir as forças armadas brasileiras...

    ResponderExcluir
  2. esse comtigente de 50 aviões e helicópteros são o suficiente para destruir as forças armadas brasileiras...

    ResponderExcluir