25/07/2015

Navio-Escola Brasil parte em sua 29ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha


Rio de Janeiro, 23/07/2015 - – O Navio-Escola “Brasil”, terceira embarcação da Marinha a ostentar esse nome, recebeu nesta quinta-feira (23), a visita do ministro da Defesa, Jaques Wagner, durante sua permanência na Base Naval da Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ).

Com o propósito de complementar, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval, o navio realizará este ano a 29ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha. O objetivo é aprimorar a formação cultural dos futuros oficiais da Marinha e representar o país nos diversos portos visitados.

"Estou feliz em compartilhar essa despedida neste navio projetado e construído no Brasil nos anos 80, que contém sistema completo para dar suporte às atividades de instrução e da vida a bordo", afirmou Wagner.

A embarcação partirá no próximo domingo (26), tendo como destino inicial a cidade de Natal (RN), retornando ao Rio de Janeiro, no dia 20 de dezembro. A bordo estarão sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra Antônio Carlos Cambra, 182 guardas-marinha, além de 33 oficiais e 222 praças.

Ao longo da viagem, a escola flutuante passará pelas cidades de Toulon (França), Valencia (Espanha), Lisboa (Portugal), Roterdã (Holanda), Hamburgo (Alemanha), Londres (Inglaterra), Nova Iorque (EUA), Cartagena (Colômbia), Guayaquil (Equador), Callao (Peru), Valparaíso (Chile), Mar Del Plata (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).

Sobre o Navio-Escola

Incorporado pela Marinha em 1986, o Navio-Escola “Brasil” fez sua primeira viagem em 1987 e, ao longo desses 29 anos, já realizou três viagens de circum-navegação, nos anos de 1989, 1997 e 2008.

Desenvolvido a partir do projeto das Fragatas Classe "Niterói", o navio teve todas as suas instalações redesenhadas para dar mais suporte às atividades de instrução e atender às modernas exigências curriculares, permitindo uma melhor adaptação dos guardas-marinha à vida de bordo.

O ministro da Defesa destacou ainda que o navio possui compartimento para o ensino da navegação, centro de informação de combate, auditórios, salas de aula para instruções práticas e teóricas.

Ao longo dos anos, o Navio-Escola tem passado por diversas atualizações tecnológicas. Na sua estrutura administrativa, a embarcação está dividida em cinco departamentos (Ensino, Armamento, Operações, Máquinas e Intendência) e uma divisão (Saúde), possuindo, ainda, um oficial encarregado da navegação e outro encarregado da assistência religiosa.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário