04/05/2015

Nota à Imprensa: Avaria no Navio de Desembarque-Doca ‘Ceará’


MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 4º DISTRITO NAVAL
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“NOTA À IMPRENSA”
Belém – PA, 02 de maio de 2015.
O Comando do 4º Distrito Naval informa que o Navio de Desembarque de Doca “Ceará” (NDD “Ceará”) teve problemas no seu sistema de propulsão principal, quando estava demandando a cidade de Porto Príncipe (Haiti). No momento, o Navio encontra-se a cerca de quinhentas (500) milhas náuticas de Belém (PA), na costa marítima da Guiana Francesa. Dois (2) Rebocadores de Alto-Mar já estão a caminho para prestar auxílio ao navio, com previsão de chegada no dia 03 de maio, pela manhã. O NDD “Ceará” será rebocado até Belém (PA), onde serão realizados os reparos necessários. Na situação atual, não existem riscos à segurança do navio e da sua tripulação.

No dia 29 de abril, por volta de 19h45, um tripulante sofreu trauma na cabeça, em virtude da queda de uma escada. Por precaução, no dia 30, o mesmo foi evacuado por helicóptero, para Caiena (Guiana Francesa), a fim de ser submetido a exames complementares. Não tendo sido constatado nenhuma anormalidade, o militar foi transportado para Belém, em voo comercial. No dia 01 de maio, após a realização de uma nova bateria de exames, no Hospital Naval de Belém, o militar recebeu alta hospitalar, estando em boas condições de saúde.
DivulgaçãoASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Em complemento à Nota à Imprensa emitida hoje pelo Comando do 4º Distrito Naval, a Marinha do Brasil (MB) informa que, em 10 de abril, enviou o Navio de Desembarque-Doca (NDD) “Ceará” (G30), para realizar a Comissão Haiti XXI. Sua missão era transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro, em apoio ao contingente brasileiro da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).A partir da desatracação da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), o Navio cumpriu a cinemática prevista, tendo atracado no porto de Fortaleza, para fins logísticos, no período compreendido entre 17 e 20 de abril.
Após a partida de Fortaleza, o NDD “Ceará” rumava para Porto Príncipe (Haiti), sua próxima escala prevista, onde desembarcaria o material logístico da MINUSTAH. Em 28 de abril, quando já se encontrava nas proximidades da Guiana Francesa, ocorreu uma avaria no sistema de propulsão, o que impossibilitou dar continuidade à viagem.
A Marinha deslocou o Navio-Patrulha “Guarujá”, a fim de prestar apoio ao NDD “Ceará”, bem como acionou dois rebocadores para auxiliar o Navio no seu retorno ao porto de Belém-PA, local onde está sediada a Base Naval de Val-de-Cães, Organização Militar mais próxima capaz de prover os reparos necessários.
Na noite do dia 29 de abril, no G30, ocorreu um acidente com um militar, não havendo qualquer relação deste episódio com a avaria do sistema de propulsão. O tripulante sofreu uma contusão na cabeça, ao cair de uma escada, quando realizava suas atividades laborais, sendo atendido pela equipe médica do Navio. Em que pese ter sido constatada uma boa condição clínica do paciente após o acidente, foi efetuada, por medida de precaução adicional, a sua remoção, a fim de realizar uma tomografia.
Em 30 de abril, acompanhado de um médico do NDD “Ceará”, o militar foi transferido por uma aeronave francesa até a cidade de Caiena, onde recebeu atendimento médico especializado, sendo ratificado o quadro clínico estável. O tripulante foi conduzido, então, para Belém, onde foi realizado novo atendimento no Hospital Naval local, tendo recebido alta hospitalar e passa bem.
É importante esclarecer, ainda, que em momento algum houve explosão a bordo do “Ceará”, ou qualquer outra avaria ou situação que colocasse em risco a sua tripulação.
No momento, o Navio encontra-se a 33 milhas náuticas (MN) do litoral da Guiana Francesa e a cerca de 500 MN de Belém. O Navio está em condições seguras, com energia de bordo e aguardando a chegada dos dois rebocadores, o que está previsto para ocorrer na manhã de 3 de maio.
Adicionalmente, a MB informa que no dia 1º de maio, o NDCC “Almirante Saboia” desatracou da BNRJ com destino ao porto de Belém, onde deverá chegar em 11 de maio para receber o material e pessoal de apoio embarcados no NDD “Ceará” e prosseguir na realização da Comissão Haiti XXI. O “Almirante Saboia” tem previsão de chegar a Porto Príncipe em 25 de maio e regressar ao Rio de Janeiro no dia 26 de junho de 2015.
DIVULGAÇÃO: CCSM – Centro de Comunicação Social da Marinha

Em complemento às informações divulgadas anteriormente, a Marinha do Brasil participa que o reboque do Navio de Desembarque-Doca (NDD) “Ceará” (G30) foi iniciado na noite de ontem (3), com previsão de chegada à Base Naval de Val-de-Cães para o próximo dia 10.

A tripulação do navio, com 593 militares, está segura, dispõe de energia elétrica e possui provisão de água e comida para mais de 30 dias.

Divulgação: Centro de Comunicação Social da Marinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário