26/02/2015

Saab seleciona AEL Sistemas como fornecedor do novo Gripen no Brasil


A Saab, empresa de defesa e segurança, selecionou a AEL Sistemas como fornecedora para o caça Gripen NG no Brasil. A AEL Sistemas irá fornecer o Wide Area Display – WAD, um display panorâmico, e o Head-up Display – HUD, um display digital ao nível dos olhos do piloto, que integrarão os Gripen NG adquiridos pelo Brasil, como parte do contrato FX-2. O desenvolvimento do WAD e do HUD começou em janeiro de 2015. A Saab e a AEL também assinaram um acordo para a transferência de tecnologia.

O novo programa de sistemas aviônicos será executado ao longo de quatro anos e inclui desenvolvimento, integração e produção em Porto Alegre (RS). A integração do sistema será feita pela Saab e pela Embraer.
O WAD para as aeronaves Gripen NG do Brasil é um display único inteligente, com capacidade multifunção e totalmente redundante com imagem em cores, tela grande (19×8 polegadas) com apresentação contínua de imagens e controles touch-screen de última geração. Essa é a principal fonte de informações de voo e de missão no cockpit.
A AEL também vai desenvolver o novo HUD para os caças Gripen NG do Brasil. O HUD oferece informações essenciais de voo e missão ao piloto, ampliando seu campo de visão fora do cockpit.
“A incorporação desses produtos avançados da AEL no Gripen NG do Brasil aprimora ainda mais a aeronave. Este acordo também mostra nosso compromisso contínuo para desenvolver e produzir o Gripen em estreita parceria com a indústria brasileira”, disse Ulf Nilsson, chefe da área de negócios de Aeronáutica da Saab.
“Estamos orgulhosos em fazer parte do desenvolvimento do Gripen NG e de poder apresentar as mais recentes tecnologias de monitores, computadores e software em um caça de última geração. Tenho certeza de que isso irá aumentar ainda mais a contribuição bem-sucedida da AEL para as Forças Armadas brasileiras”, afirmou Sérgio Horta, presidente da AEL.
Uma extensa campanha de testes de voo será realizada em cooperação com a AEL nas instalações da Saab em Linköping, na Suécia, para demonstração e validação do novo equipamento.
O contrato de transferência de tecnologia com a AEL será focado no desenvolvimento da interface homem-máquina (HMI) para caças avançados, juntamente com workshops para manutenção de aviônicos. As atividades no âmbito do contrato irão começar no segundo semestre de 2015 na Saab, em Linköping, e irão incluir cursos teóricos e treinamentos práticos.
DIVULGAÇÃO: Saab/Publicis Consultants

Nenhum comentário:

Postar um comentário