03/02/2015

Primeiro avião de transporte militar do Brasil faz voo inaugural

Imagens mostram manobras ineditas em solo do primeiro aviao de transporte militar fabricado no Brasil, O KC-390 - Reprodução / Agência O Globo
RIO - Depois de meses de expectativa, a Embraer promoveu nesta terça-feira, em Gavião Peixoto (SP), o primeiro voo de testes do KC-390, o único avião de transporte militar fabricado em solo brasileiro. O primeiro teste levou cerca de 50 minutos. A decolagem e aterrissagem ocorreu conforme o planejado.

Uma verdadeira operação de guerra foi montada para o primeiro teste no ar. Aeronaves e veículos de resgate foram posicionados na pista, bem como um grande contingente foi mobilizado para acompanhar a operação. O teste no ar sucede uma série de testes em solo, feitos exaustivamente ao longo das últimas semanas.

O voo abriu uma nova etapa na preparação para que o KC-390 ingresse no mercado internacional. Os pilotos envolvidos no teste elogiaram a aeronove. O desenvolvimento do avião custou R$ 4,6 bilhões ao governo federal, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB). O modelo foi apresentado ao público em 21 de outubro, também em Gavião Peixoto. Um outro protótipo está em desenvolvimento.

Por ora, a FAB já encomendou 28 unidades do KC-390, mas a Embraer já tem cartas de intenções de outros cinco países ‑ Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca ‑ para a aquisição de outros aviões, totalizando 32. A primeira entrega do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2016.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático. Pode realizar missões como o transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. O avião é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h).

Fonte: O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário