26/01/2015

MD de Portugal pede informação para eventual compra de aviões KC-390


O MINISTÉRIO DA DEFESA SOLICITOU INFORMAÇÕES À BRASILEIRA EMBRAER PARA A EVENTUAL COMPRA DE CINCO A SEIS AERONAVES KC-390, QUE IRÃO SUBSTITUIR OS C-130 DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA

O documento, assinado pelo ex-diretor-geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa, general Gravilha Chambel e datado de 29 de dezembro, pede informações à empresa de aviação brasileira para “efeitos de planeamento” e para esclarecer se os KC-390 possuem “todas as caraterísticas e capacidades necessárias para substituir” os Hércules C-130, que operam desde os anos 70.
Questionado pela agência Lusa sobre este processo, fonte do Ministério da Defesa confirmou “o início do processo negocial com a Embraer para a eventual aquisição dos KC390″, mas disse não ter recebido resposta do fabricante.
A mesma fonte referiu que “a substituição das aeronaves C-130 consta da nova lei de Programação Militar, aprovada [na generalidade] na Assembleia da República” na quinta-feira.
O objeto da proposta, pode ler-se, passa pelo “fornecimento de cinco a seis aeronaves KC-390 novas de fábrica”, certificadas “pelas autoridades competentes, com alcance intercontinental, capazes de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, sem limitações”.
“A proposta deverá contemplar uma descrição exaustiva da aeronave, assim como o plano de entrega com base numa data de referência correspondente à celebração de um contrato”, refere o “request for proposal” (pedido de proposta), apresentado pelo ministério liderado por José Pedro Aguiar-Branco.
O Governo solicita à Embraer que apresente “uma lista de opções dos diversos tipos de sistemas e custos associados” e também “uma proposta para a opção de aquisição/disponibilidade sem restrições de utilização de um simulador em território nacional” para um eventual centro de simuladores em Alverca “para apoio internacional”.
Fonte: www.noticiasaominuto.com
Foto: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário