21/08/2014

Foguete de treinamento é lançado com sucesso em Alcântara (Vídeo)


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta quinta-feira (21/08) o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). A atividade foi uma prévia da Operação Raposa, que tem por objetivo realizar o lançamento e rastreio do foguete VS-30, marcado para o próximo dia 29.


O lançamento do FTI ocorreu às 13h58min (horário de Brasília) e o foguete voou por 3 minutos e 32 segundos antes de cair no Oceano Atlântico, conforme estava previsto. O objetivo foi treinar as equipes e testar os equipamentos necessários para as atividades de preparação, montagem, transporte, integração, lançamento e rastreio de veículos espaciais.

“Com o lançamento de hoje, foi verificado que todos os equipamentos e sistemas do CLA, além de toda equipe envolvida, estão prontos e preparados para a realização do lançamento principal do foguete VS-30 na próxima sexta-feira. É fundamental lançamentos do tipo para que possamos manter o CLA operacional para poder operar veículos de porte maior e mais complexos”, disse o Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do Centro de Lançamento.


Foguete de treinamento


O FTI é fabricado pela empresa nacional Avibrás e integra o Projeto FOGTREIN – Foguete de Treinamento – juntamente com o Foguete de Treinamento Básico (FTB). O lançamento de hoje também serviu para a campanha de certificação do artefato junto ao Instituto de Coordenação e Fomento Industrial (IFI). 


O lançamento de hoje, o 11° de um FTI, contou com o apoio da Marinha do Brasil e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que realizaram a interdição do tráfego marítimo e aéreo na região. Também houve apoio de engenheiros e técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Agência Espacial Alemã e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Também houve o apoio de Esquadrões de transporte e de helicópteros da Força Aérea Brasileira.




Fonte: Força Aérea Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário