12/06/2014

Ministro da Defesa conhece o cérebro das operações aéreas

Ministro Celso Amorim conheceu o Quartel General onde são coordenadas todas as operações aéreas militares no Brasil


O Ministro da Defesa, Celso Amorim, conheceu o Quartel General em Brasília de onde são coordenadas todas as operações aéreas no Brasil. No Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica já trabalham em uma sala repleta de computadores, sistemas de comunicação e de um telão de 48 metros quadrados que mostra em detalhes o espaço aéreo brasileiro. 


"Eu fiquei impressionado não só com o equipamento, mas também com a boa coordenação de todas as equipes", disse o Ministro Celso Amorim, que esteve acompanhado dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Durante a visita, os militares do COMDABRA já monitoravam cidades-sede simultaneamente, exatamente como ocorrerá a partir de amanhã, durante a Copa do Mundo.

Centro Conjunto de Operações Aéreas
Desde 1980 o COMDABRA atua 24 horas por dia na coordenação de missões de defesa aérea. Mas em 2014 a unidade passou a atuar em outros tipos de missão, como transporte de tropa, busca e salvamento, reconhecimento e uso de aeronaves não tripuladas. Antes, a cada operação militar era necessário criar células de operações aéreas descentralizadas, e agora o chamado Centro Conjunto de Operações Aéreas. As principais vantagens esperadas são o aumento da flexibilidade, o melhor aproveitamento de cada aeronave e a redução de custos de missão.
Fonte: Força Aérea Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário