17/09/2011

Marinha do Brasil participa do exercício de resposta à emergência nuclear em Angra




 O Comando do 2º Distrito Naval realizou, no período de 02 a 04 de setembro, o IX Simpósio de Segurança do Navegador Amador, em Salvador (BA). O evento foi dirigido aos navegadores amadores que utilizam embarcações de esporte e recreio.



 O primeiro dia foi marcado pela atividade “Dia de Mar”, onde os 120 inscritos assistiram às demonstrações sobre atracação, desatracação, navegação em baixa visibilidade, adestramento de colete e balsa salva- vidas, sinalização e pirotécnicos. Os destaques da atividade foram o exercício de homem ao mar, a abertura de balsa salva-vidas e o resgate de náufragos por aeronave. As simulações foram acompanhadas pelos navegadores amadores a bordo dos navios da Marinha do Brasil.



O simpósio foi aberto pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e contou com a participação do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Eduardo Barcellar Leal Ferreira, e do Vice-Prefeito de Salvador, Edvaldo Brito. Dentre os palestrantes destacaram-se os navegadores Vilfredo Schurmann e Beto Pandiani.

Durante a programação, os participantes receberam orientações sobre manutenção e reparo de motores, técnica de sobrevivência no mar, primeiros socorros, equipamentos, prevenção e combate a incêndios, anatomia do acidente, preservação ambiental e Normas da Autoridade Marítima (NORMAM 03). Ainda no evento, foram aplicadas, gratuitamente, as provas de Arrais, Mestre e Capitão Amador. Após o encerramento do simpósio, realizado pelo Comandante do 2° Distrito Naval, houve uma visitação ao Navio-Veleiro “Cisne Branco” que estava em Salvador para apoiar o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário